Pular para o conteúdo principal

Oz, Mágico e Poderoso


Apesar de os catorze livros da série sobre a Terra de Oz do escritor L. Frank Baum estarem em domínio público e possam ser adaptados por quem desejar, o longa de 1939, que é o roteiro adaptado do primeiro livro da série, é de propriedade da Warner, não cedendo direitos a outros estúdios para uma nova versão do clássico. Porém a  Disney e o Diretor Sam Raimi ( trilogia Homem-Aranha) acharam uma saída brilhante ao dar uma nova forma à história fazendo apenas referências consideráveis ao clássico do Technicolor (uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture Corporation em que o processo consistia na coloração dos filmes. Foi utilizado até a década de 60. Mesmo não sendo o primeiro filme produzido em Technicolor - como muitos acreditam - O Mágico de Oz faz um uso notável da técnica; as sequências no Kansas possuem um preto-e-branco com tons em marrom, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor) e dando novas características à trama. E na minha concepção, é isso o que torna a obra ainda mais interessante, poder ver a história sobre outro viés, pois não se trata daquela saga (linda, porém clichê) de Dorothy, o espantalho que deseja um cérebro para ter pensamentos incríveis, o leão covarde que deseja ser corajoso como os outros de sua espécie e o homem de lata, que após ter sido transformando em lata através de um feitiço lançado por uma bruxa deseja um coração de verdade para voltar a ter sentimentos. É aí que está o verdadeiro encanto.

James Franco como Oz

Oz, Mágico e Poderoso (The Great and Powerful, 2013) associa elementos dos vários lia trama clássica com a nova versão transitando entre seus limites. Aborda além da chegada de Oscar Diggs (Oz - interpretado por James Franco) até se tornar o poderoso e famoso Mágico de Oz, construindo o início do que seria o enredo que já retratado, com inserção de personagens da antiga adaptação.

Michelle Williams é Glinda (bruxa boa)

O espectador  verá apenas alusões ao mundo que já conhece tão bem, como a bruxa má do oeste, com o estereótipo de rosto verde, queixo e chapéu pontudos (que o filme de 39 inventou), os cavalos de diferentes cores e o visual da Cidade das Esmeraldas que lembram vagamente O Mágico de Oz de 1939. Também há elementos de Alice no País das Maravilhas de Tim Burton por se tratar de um filme deslumbrante, figurinos fantasiosos e trazer a temática de guerra dentro de uma fantasia 3D. Outro a que possui semelhanças é A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese por fazer um elogio às origens do cinema e citar a descoberta do cinemascópio.

Milla Kunis dá vida à Bruxa Má do Oeste (Theodora)

Apesar de ter figurinos bem construídos, computação gráfica e tecnologia 3D excelentes e uma atuação linda de Franco, trata de um cinema de câmeras aéreas e panorâmicas que não aprofunda verdadeiramente a história, se tornando um filme mais para entretenimento e que veio somente para ser deslumbrante com finalidade única de encher os olhos do seu público.

Rachel Weisz é a Bruxa Má do Leste (Evanora)
  
Quando fui comprar meu ingresso, o atendente do cinema falou que priorizaram sessões dubladas para as crianças, talvez aí esteja a explicação por ser um filme sem profundidade e que prioriza o deslumbramento das imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wonka

Confira a nossa crítica de Wonka nesse vídeo! Inscreva-se e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!

Wandinha

Eu tardei mas não falhei! Sei que Wandinha já não está mais tão no hype, mas eu não podia deixar de trazer a minha crítica pra vocês, principalmente por ser do meu diretor favorito, o Tim Burton! 😍 Mas me conta aqui nos comentários: o que achou de Wandinha? Inscreva-se no canal!

A Freira 2

Confira a nossa crítica de A Freira 2 nesse vídeo! Inscreva-se e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!