Pular para o conteúdo principal

I Mostra LUMINAV inicia celebração dos 20 anos do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG com mostra retrospectiva e exposição fotográfica

Evento que partirá em itinerância em 2026 concentra a memória do curso pioneiro em Goiás


O LUMINAV - Laboratório Universitário De Memória Audiovisual da UEG - Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras realiza, no dia 29 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 18 horas, o lançamento da I Mostra LUMINAV – Retrospectiva de 20 anos do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG. O evento acontece no Espaço de Exposição e Auditório 1 do Bloco A da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO). A iniciativa é um projeto de extensão da UEG e marca as duas décadas de existência (a serem completas em 2026) do curso pioneiro na formação de profissionais e pesquisadores do audiovisual em Goiás, e celebra a memória, as produções e os processos criativos que contribuíram para consolidar o cinema goiano contemporâneo.

Lançamento - A programação de lançamento contempla dois eventos paralelos: a mostra retrospectiva de filmes e a exposição fotográfica comemorativa, ambas organizadas a partir do acervo do curso e com curadoria da equipe do LUMINAV. Juntas, as atividades propõem uma imersão nas trajetórias artísticas, acadêmicas e tecnológicas construídas ao longo dos 20 anos do curso, reunindo registros de bastidores, produções estudantis e memórias de professores, técnicos e estudantes.

A mostra e a exposição darão início a um circuito itinerante que percorrerá espaços culturais do Estado de Goiás ao longo de 2026, ampliando o acesso ao acervo audiovisual da UEG e promovendo reflexões sobre a preservação e a difusão da memória audiovisual brasileira.

Filmes - A Mostra LUMINAV celebra as quase duas décadas do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, com uma retrospectiva de filmes marcantes de diversas gerações de estudantes. A seleção destaca o amadurecimento técnico e artístico, a pluralidade de vozes e a força criativa do curso desde 2006, reafirmando o papel da universidade na formação de novos realizadores. A curadoria e programação da mostra de duas horas foi realizada pelos alunos Allan Batista, Stella Cravo, Stephany Luana e Victor Gabriel Rosa.

Memórias fotográficas - Serão expostas 60 fotografias que revelam momentos históricos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG: viagens para eventos acadêmicos; premiações recebidas; atividades de ensino, pesquisa e extensão; momentos de convivência cotidiana, práticas em estúdio; making of de produções universitárias; momentos em sala de aula; reuniões e eventos realizados pelo curso. A curadoria da exposição fotográfica - que fica em cartaz na ALEGO até 29 de novembro de 2025 - é assinada por Ana Paula Castro, Dayane Noleto, Kely Carvalho e Geórgia Cynara, coordenadora do LUMINAV e da mostra.

Preservando o audiovisual em Goiás - O LUMINAV - Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás tem o objetivo de salvaguardar o acervo do curso de Cinema e Audiovisual da UEG na UnU Goiânia-Laranjeiras, viabilizar e ampliar o acesso a ele, digitalizar o material audiovisual disponível e captado em suportes analógicos e realizar atividades formativas, críticas, curatoriais e criativas em Preservação Audiovisual. Proposto e coordenado pela professora Dra. Geórgia Cynara, ele é vinculado ao curso de graduação em Cinema e Audiovisual da UEG e ao Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG TECCER UEG), e é o primeiro laboratório universitário do Centro-Oeste voltado para a prática e pesquisa na área da Preservação Audiovisual. Sua equipe conta com mais de 40 pessoas, sendo 7 pesquisadores, 3 técnicas e mais de 30 alunas e alunos de graduação.

“Em 2026, celebraremos o ano todo. Hoje, iniciamos as comemorações dos 20 anos do curso exaltando, também, a existência do LUMINAV como peça fundamental da preservação da memória audiovisual de Goiás”, valoriza a professora Geórgia Cynara, coordenadora do laboratório. 

“A história de nosso curso é parte importante da história recente do cinema e do audiovisual em Goiás, e comemorar esse feito é também reconhecer o trabalho do nosso corpo docente e o destaque que nossos alunos e egressos têm obtido dentro e fora do estado”, reflete a professora Ceiça Ferreira, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual.

O reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel, parabenizou a iniciativa e confirmou presença no evento. “A I Mostra LUMINAV convida a comunidade acadêmica, profissionais do audiovisual, artistas e o público em geral a celebrar 20 anos de formação, criação e memória do cinema goiano, reafirmando o papel da UEG como agente ativo na valorização do patrimônio cultural e na difusão da memória audiovisual do Estado”, reforçou.



SERVIÇO
Evento: I Mostra LUMINAV – Retrospectiva de 20 anos do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG
Data: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)

Horário: 18h
Local: Espaço de Exposição e Auditório 1 do Bloco A da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO)
Endereço: Avenida Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes, Goiânia – GO
Entrada: Gratuita

Realização: LUMINAV – Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da UEG
Apoio: Assembleia Legislativa de Goiás | Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da ALEGO


PROGRAMAÇÃO DOS FILMES:

2006 - Branca Neves e os Sete Anões - 23’59’’ - Ficção - Direção: Benedito Ferreira

2009 - Maria Grampinho, seus botões, suas trouxas, seus haveres - 9’19’’ - Documentário - Direção:  Maianí Gontijo

2011 - Longe de Casa - 5’42’’ - Ficção - Direção: Getúlio Ribeiro

2014 - Dejejum - 8’19’’ - Ficção - Direção: Samuel Peregrino

2017 - Eu, Poesia Para Quem? - 16’01’’ - Ficção - Direção: Gleig de Souza

2018 - O Cinema Que Não Se Vê - 8’17’’ - Documentário - Direção: Erik Ely

2019 - Paris - 4’ - Videoclipe - Direção: Paulo Morais

2020 - Isolada - 12’01’’ - Ficção - Direção: Ana Domitila Rosa

2021 - Acho que sou um lobisomem - 3’43’’ - Ficção - Direção: Raio (Luis Ricardo Gondim)

2022 - Justa e Tardia - 5’35’’ - Ficção - Direção: Matheus Aragão

2023 - Durante a noite - 9’40’’  - Ficção - Direção: Nilma Ayumi

2024 - Relicário - 10’45’’  - Ficção - Direção: Hitallo Torquato e Amanda Rosa

2025 - Depois de você - 5’35’’ - Experimental - Direção: Gustavo Marques



Geórgia Cynara - [ +55 62 9111-2772 (Claro)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4911717849806520
Doutora em Meios e Processos Audiovisuais - Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Curso de Cinema e Audiovisual - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Profa. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Tecnologias (PPGACT) - Universidade Federal de Goiás (UFG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mickey 17

Confira a nossa crítica do filme Mickey 17 nesse vídeo! Inscreva-se no canal e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!

A Substância

Confira a minha crítica do filme A Substância nesse vídeo! Inscreva-se no canal e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!

O uso de animais no audiovisual e no entretenimento

Cena do filme Bem-Hur (1959). Divulgação O uso de animais no audiovisual e no entretenimento é um assunto que não é muito discutido, mas que deve ser colocado em pauta, afinal há muitos maus tratos de animais em filmes, séries e no entretenimento, durante as gravações, propositalmente ou não, a fim de garantir a tão sonhada “cena perfeita”. Entre alguns casos estão Jesse James (1939), onde um cavalo foi jogado de um penhasco para a filmagem de uma cena, Ben-Hur (1959), em que quase 100 cavalos morreram durante as filmagens, Holocausto Canibal (1980), em que foram mortos uma tarântula, uma cobra, um quati, um porco, uma tartaruga e um macaco-de-cheiro em cenas horrendas.  O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012) foi lançado mesmo após a denúncia sobre a morte de 27 animais, entre galinhas, ovelhas, cabras e cavalos e ainda fez mais de um bilhão de dólares em bilheteria, Quatro Vidas de Um cachorro (2017), onde um cachorro foi obrigado a entrar em uma água turbulenta para uma determin...