Pular para o conteúdo principal

Na Estrada

Marylou, Dean e Sal
Baseado no livro de Jack Kerouac, Na Estrada (On the Road, 2012) retrata o universo da Geração Beat (final da década de 40 e início da década de 50) - aquela que experimentou, liberou sexualmente, flertou com o budismo, rejeitou o materialismo e transformou a sociedade contemporânea, tornando possíveis muitas das liberdades básicas que desfrutamos hoje. Escrito em 1951, à base de muito café adoçado com benzedrina, em um rolo datilografado de quase 40 metros, porém só foi publicado em 1957, após inúmeras tentativas frustradas e um longo processo de edição, se transformando em um marco da Geração Beat e influenciando a vida de inúmeras personalidades, entre elas Francis Ford Copolla, Johnny Depp e do brasileiro Walter Salles (o diretor do filme). 

Os amigos inseparáveis Sal e Dean
 O roteiro foi adaptado para o cinema pelo próprio Salles e por Jose Rivera (Diários de Motocicleta). E nessa versão, traz como principal enredo a história de como o alucinado e vagabundo de Denver, Dean Moriarty (Garrett Hedlund), mudou a vida do poeta e escritor Sal Paradise (Sam Riley). Com a morte do pai, Sal desencadeia seu fascínio por Dean e sua relação com a estrada. A trama se apresenta orgânica, fiel e inspirada ao livro. A versão do livro que foi utilizada foi a de 1957, onde os amigos recebem nomes fictícios (assim como no filme) Sal Paradise/Jack Kerouac, Dean Moriarty/Neal Cassady, Marylou/ Luanne Henderson, Camille/Carolyn Cassady, Old Bull Lee/William S. Burroughs, Jane/Joan Vollmer, Carlo Marx/Allen Ginsberg, Terry/Bea Franco. Foram retratados como personagens pois apesar da sua inspiração real, Kerouac colocou no papel uma versão muito mais fantástica do que a realidade - "uma mistura do vivido com o imaginado", segundo o diretor Salles.
Sal Paradise/Jack Kerouac
Possui uma fotografia bela e certeira, realizada pelo francês Eric Gautier (Diários de Motocicleta e Na Natureza Selvagem) e uma trilha sonora perfeita para a história, ora se apresenta frenética pelo jazz, ora melancólica como o blues. Além disso traz um elenco excelente que nos convence e encanta com suas atuações verdadeiras e envolventes. A maioria dos atores esteve envolvida no projeto desde o seu início, por cerca de oito anos. O filme é resultado prático do despertar causado pela leitura de On The Road e nos conta com toda a sua forma poética uma fascinante história de uma geração que tanto nos inspirou.Vale e a pena conferir essa envolvente história que traz grandes nomes: Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Amy Adams, Elisabeth Moss, Tom Sturridge, Alice Braga, Steve Buscemi, Sam Riley e Garrett Hedlund.
Camille/Carolyn Cassady

Curiosidades:

Kristen Stewart como a rebelde Marylou
- Walter Salles colocou o seu elenco em contato com estudiosos do universo beat e os familiares dos expoentes da geração;
- O filme foi muito bem recebido e elogiado pela crítica;
- Foi muito elogiado no Festival de Cinema de Cannes (França) e foi aplaudido após a sua exibição por cerca de 13 minutos.

Walter Salles e Kristen Stewart

Comentários

  1. Coisa mais linda esse filme. Me apaixonei pela história, pelos personagens, e principalmente pelo Salles! Também fiz uma critica, se quiser dar uma lida, é só ir no http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Wonka

Confira a nossa crítica de Wonka nesse vídeo! Inscreva-se e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!

Wandinha

Eu tardei mas não falhei! Sei que Wandinha já não está mais tão no hype, mas eu não podia deixar de trazer a minha crítica pra vocês, principalmente por ser do meu diretor favorito, o Tim Burton! 😍 Mas me conta aqui nos comentários: o que achou de Wandinha? Inscreva-se no canal!

A Freira 2

Confira a nossa crítica de A Freira 2 nesse vídeo! Inscreva-se e fique por dentro do melhor do mundo da sétima arte!